Athos Avelino prestigia abertura do XIX CONIRD
Na noite do último domingo ocorreu no auditório da Sociedade Rural, a abertura de lançamento do XIX Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), no Parque de Exposições João Alencar Athayde.
O evento foi marcado pela presença de professores, pesquisadores, lideranças políticas da região como o Diretor do INDI Dr. Athos Avelino e o Dep. Ruy Muniz, acadêmicos e imprensa. Na sua fala de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID) Helvécio Mattana Saturnino ressaltou a importância e o potencial agrícola do Norte de Minas para o então considerado “Polígono da Seca”.
“O Norte de Minas tem um potencial muito grande. É preciso analisar o seu contexto antes e depois do advento da irrigação. Somos um país de grandes proporções. Hoje, 46% das colheitas do mundo são irrigadas. E o Brasil está inserido neste contexto. No início dos anos 1990, a população mundial que passava fome e vivia abaixo da linha da pobreza era de 16%. Na virada do século conseguimos diminuir este montante para 13%. Mas com a crise mundial, este número voltou para 16%. Isso representa em números que 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo. Temos que refletir como um país com a potencialidade do Brasil possa perder as oportunidades de negócios e não despontar como um líder mundial na agricultura irrigada. O que falta ao país é sentir na pele o que é a agricultura irrigada. Isso abre horizontes”, destacou Mattana.
0 comentários:
Postar um comentário